Eventos organizados

V Jornada de Teoria do Direito

Em outubro de 2017, entre os dias 17 e 20, foi realizada a V Jornada de Teoria do Direito, no auditório José Vicente de Miranda na Universidade Federal do Pará. Quinta edição da já clássica Jornada de Teoria do Direito, o evento foi, como nas ocasiões anteriores, organizado pelos Grupos de Pesquisa Teorias Normativas do Direito (CNPq) e Pura Teoria do Direito (CNPq), contando também, na condição de organizador e membro da comissão científica, com o Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro (UFPA). Foi também a primeira vez que um evento promovido pelos dois grupos alcançou proporções internacionais, tendo como convidados o Prof. Dr. Cláudio Michelon (Universidade de Edinburgo, Escócia), Prof. Dr. José Linhares (Coimbra), Prof. Dr. Luiz Fernando Barzotto (UFRGS), Prof. Dr. Fábio Schecaira (UFRJ), Prof. Dr. Arthur Ferreira Neto (PUC-RS), dentre outros. Assim, o evento foi mais um importante avanço para integração e fortalecimento dos laços entre pesquisadores de teoria do direito.

Os trabalhos posteriormente foram publicados em anais, e estão disponívei em: https://www.even3.com.br/anais/jornteoriadodireito/

I Jornada do Grupo de Pesquisa Teorias Normativas do Direito

O primeiro semestre de 2017 foi o primeiro de funcionamento do Grupo de Pesquisa Teorias Normativas do Direito teve como objeto de estudo a obra clássica “Investigações Filosóficas”, do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein. Assim, ao cabo do semestre, no mês de junho, realizou-se a primeira jornada do grupo como culminância do trabalho desenvolvidos sobre a leitura do livro. Cada integrante teve a oportunidade de preparar uma apresentação relacionando o teor da obra com o seu objeto de pesquisa à época

IV Jornada de Teoria do Direito

Nos dias 24 e 26 de outubro de 2016, a Univesidade Federal do Pará recebeu a IV Jornada de Teoria do Direito, de cujo organização estiveram à frente os Grupos de Pesquisa Pura Teoria do Direito (CNPq) e Teorias Normativas do Direito (CNPq), além do Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro. O evento foi marcado pela expansão da rede de pesquisadores brasileiros em teoria do direito com a vinda do Prof. Dr. Ronaldo Porto Macedo (Usp), e pelo retorno do Prof. Dr. Thomas Bustamente (UFMG).

III Jornada de Teoria do Direito

A terceira edição da Jornada de Teoria do Direito foi realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2015, na Universidade Federal do Pará. Novamente, o bem sucedido evento foi promovido pelos Grupos de Pesquisa Teorias Normativas do Direito (CNPq) e Pura Teoria do Direito (CNPq), juntamente com o Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro. Indo além das fronteiras regionais, o evento contou com a participação do Prof. Dr. Thomas Bustamente (UFMG)