Notícias

Grupo de Pesquisa Teorias Normativas do Direito

Poucos negam que algumas piadas cruéis podem ser engraçadas. Porém, de alguma forma, algumas piadas parecem deixar de ser piadas em virtude da sua crueldade. Um possível exemplo vem do último filme de Woody Allen, Café Society, em que há uma série de piadas sobre judeus do início ao fim do filme. São piadas, muitas vezes, cruéis, mas que ainda podem ser chamadas, por alguma razão, de piadas – pelo menos, eu creio que sim. Todavia, em alguns casos, a crueldade é tamanha que a piada deixa de ser piada, porque viola algum princípio ou valor subjacente à prática da piada: imaginem um membro do partido neonazista fazendo as mesmas piadas de Woody Allen sobre judeus!

O grupo de pesquisa Teorias Normativas do Direito se interessa por essa faceta das práticas sociais, em especial, do direito. O direito, ou melhor, os padrões jurídicos de comportamento com base em uma linguagem de direitos são justificados e possuem limites vinculados a elementos normativos, constituídos de maneira histórica e interpretativa por nós. São conceitos, como, e.g., igualdade, liberdade e dignidade humana, que possibilitam, no nosso dia a dia, a construção de narrativas coerentes sobre as nossas decisões políticas e, ademais, a justificação de direitos e obrigações por parte dos cidadãos.

O site do grupo permite a toda comunidade acompanhar as principais atividades do grupo. Destaco, em especial, os nossos podcasts, gravados no Colóquio de Filosofia e Direito, publicações e os cursos ministrados por membros do grupo.

Bem-vindos e bem-vindas!

Saulo de Matos

(Coordenador)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s